• Girl in a jacket
  • Lua atinge o apogeu na manhã desta segunda-feira (17); saiba o que isso significa ~ Blog Barreiras Noticias | Oeste Baiano no Geral

     

    Nesta segunda-feira (17), às 7h20 da manhã (pelo horário de Brasília), a Lua alcançou a posição mais distante da Terra ao longo de sua órbita ao redor do nosso planeta – ponto chamado pelos astrônomos de apogeu.

    A distância da Lua em relação à Terra varia porque sua órbita não é perfeitamente circular – é ligeiramente oval, traçando um caminho conhecido por elipse. À medida que a Lua atravessa esse caminho elíptico ao redor do planeta a cada mês, sua distância varia 14%, entre 356.500 km no perigeu (aproximação máxima) e 406.700 km no apogeu (ponto mais distante).

    Seu tamanho angular também varia pelo mesmo fator, e seu brilho também se altera, embora isso seja difícil de detectar na prática, já que as fases da Lua estão mudando ao mesmo tempo. Nesta segunda, por exemplo, poucos minutos após atingir seu ponto mais distante da Terra, ela iniciou a fase quarto minguante – a última do ciclo atual, começando um novo ciclo (ou seja, a fase “nova”) na terça-feira (25) da próxima semana.

    Segundo a plataforma InTheSky.org, o tempo do circuito da Lua entre perigeu (ponto mais próximo), apogeu (ponto mais distante) e perigeu novamente é de 27,55 dias – um período de tempo chamado de mês anomalístico. Isso é um pouco mais do período orbital da Lua (27,322 dias). (Olhar Digital).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ