• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Quem é o verdadeiro dono da internet? ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    A internet foi criada em outubro de 1969 graças à Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network ou Rede da Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas), um órgão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. É possível dizer que o feito ganhou tanta atenção devido sua motivação: a Guerra Fria.

    Com o avanço da invenção, ela se tornou primordial para o dia a dia das empresas e pessoas. A internet está no cotidiano e é utilizada do entretenimento até os negócios, seja para assistir uma série, fazer amigos nas redes sociais ou para pagar as contas.

    No entanto, você sabe quem é o dono da internet? A pergunta pode ser muito comum, mas sua resposta é complexa. Em primeira instância podemos afirmar que a internet não tem um dono de verdade, mas ao analisar de maneira mais profunda, chegamos a diversas outras opiniões.

    A internet parece ser algo muito simples, e essa percepção é causada por sua frequente presença em nossa vida. Porém, existe uma infinidade de elementos que a compõe, como cabos intercontinentais, satélites, empresas provedoras do serviço, roteadores, servidores e até torres de comunicação, e todos esses fatores têm donos.

    Além disso, também devemos lembrar que grandes empresas podem influenciar a maneira como utilizamos a internet. Amazon, Google, Meta e ByteDance, por exemplo, são algumas das companhias que detêm um grande poder sobre a rede e seus usuários.

    E é também por conta dessas fatores que é impossível dizer que a internet tem um único dono. Até existem entidades que auxiliam no controle da rede mundial, como a Internet Society e a União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês), trabalhando em parceria com governos e diversas instituições.

    Mas a internet é muito maior que apenas isso, impossibilitando que alguém detenha essa tecnologia e tenha a audácia de se declarar dono dela. (Olhar Digital).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ