• Girl in a jacket
  • Barreiras: Agricultores do Cinturão Verde recebem treinamento sobre boas práticas agrícolas ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    Como forma de garantir aos agricultores familiares de Barreiras, acesso às informações que promovam melhorias no trabalho realizado no campo, a Prefeitura de Barreiras e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), firmaram parceria com a empresa Corteva na realização de um treinamento oferecido aos produtores instalados na região do Bezerro, no Cinturão Verde. A parceria público privada contou ainda com a inserção da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no repasse de conhecimentos.

    Trata-se do Programa de Aplicação Responsável, da Corteva, em seu segundo ano de execução, em Barreiras. “Esta parceria pública privada se traduz em um ganho imenso para as comunidades rurais, uma vez que nem sempre estes produtores têm acesso a informação. No ano passado tivemos a participação de cinco agricultores, nesta edição, outros cinco foram inseridos, motivados pelos resultados. Houve áreas em que eram colhidas 25 sacas por hectare e que após as intervenções técnicas, passaram para 80 sacas por hectare”, destaca o secretário de Agricultura e Tecnologia, José Marques.

    Na sexta-feira (28), os agricultores acompanharam, no Centro de Informática da comunidade do Bezerro, o treinamento sobre boas práticas agrícolas com foco em tecnologia de aplicação de agrotóxicos onde foram repassadas instruções sobre a importância e o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI’s) e os cuidados no preparo e na aplicação dos produtos fitossanitários. As orientações ficaram a cargo de Michael Althman e Laryssa Bernardes, alunos de doutorado da Unesp.

    “Este programa tem por objetivo disseminar os conceitos sobre boas práticas agrícolas, na aplicação de defensivos, otimizar recursos garantido a sustentabilidade nas operações agrícolas e uma maior produção através da inserção de tecnologias”, explica a engenheira agrônoma e diretora do departamento de agricultura da Secretaria, Ingrid Karen, que participou junto com os também engenheiros agrônomos da Secretaria Alberto Cunha e Inácio Macedo. Representando a Aiba, os colaboradores Aloísio Júnior e Gláucia Araújo e pela Corteva, Jéssica Dantas. 

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ