• Girl in a jacket
  • Ativista indígena baiana Alice Pataxó entra na lista das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras de 2022 ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    Lista foi feita pela empresa britânica BBC e conta com nomes como Malala Yousafzai e Billie Eilish.

    A ativista do clima, jornalista e influenciadora baiana Alice Pataxó está na lista das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras de 2022, feita pela BBC. A indígena de Prado, no sul do estado, compõe a lista ao lado da ativista paquistanesa Malala Yousafzai e da cantora e compositora Billie Eilish, dos Estados Unidos.

    Alice tem 170 mil seguidores nas redes sociais, onde aborda questões sobre o preconceito com os indígenas, demarcação de território e o dia a dia da etnia Pataxó, a qual ela pertence. Além disso, ela cursa Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades na Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb) e pretende se tornar advogada.

    Na lista da BBC, a indígena foi indicada por Malala Yousafzai, ativista da educação e vencedora do prêmio em 2021.

    "Tenho tanto orgulho em indicar a Alice Pataxó para o BBC 100 Women deste ano. O compromisso inabalável da Alice na luta que envolve mudanças climáticas, equidade de gênero e direitos indígenas me dá esperança de que um mundo mais igualitário e sustentável está ao nosso alcance.", escreveu Malala.

    Antes de entrar na lista, Alice participou da 26ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 26), que aconteceu em 2021 em Glasgow, na Escócia, e do prêmio MTV Miaw deste ano. Na ocasião, ela foi homenageada com o trofeu Transforma MIAW, que celebra pessoas que impactam positivamente a sociedade.

    "É um prazer imenso receber essa homenagem, não só pelo trabalho que desenvolvemos na luta por um mundo sustentável no amanhã, mas por ter como reconhecida a importância da participação dos nossos Povos Indígenas para alcançar esse objetivo. É a certeza de que não lutamos sozinhos", escreveu nas redes sociais após a homenagem.

    Além de Alice, a lista conta com os nomes de outras duas brasileiras: Simone Tebet , senadora que foi candidata a presidência do Brasil em 2022, e Erika Hilton, a primeira mulher trans negra a ser eleita deputada federal no Brasil. (G1).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ