• Girl in a jacket
  • Covid-19: Estudo explica o motivo da perda do olfato após contaminação ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem


    Um estudo feito por cientistas americanos e publicado esta semana na revista Science Translational Medicine mostra que algumas pessoas não recuperam o sentido do olfato depois de serem infectadas com SARS-CoV-2, porque o vírus causa agressão imunológica contínua que esgota o número de células nervosas olfativas.

    O principal autor do estudo e pesquisador de neurobiologia da Duke University, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, Bradley Goldstein, enfatizou a descoberta.

    Thank you for watching

    “Um dos primeiros sintomas geralmente associados à infecção por covid-19 é a perda de olfato. Felizmente, muitas pessoas recuperam o sentido em uma ou duas semanas, mas outras, não. Queríamos entender melhor por que algumas pessoas experimentam perda persistente de cheiro por meses ou anos após a infecção”, disse.

    O estudo foi feito juntamente com cientistas de Harvard e da Universidade da Califórnia-San Diego. A equipe de Duke analisou amostras epiteliais olfativas coletadas de 24 biópsias, incluindo nove pacientes com perda persistente de olfato.

    A análise mostrou uma infiltração generalizada de células T envolvidas em uma resposta inflamatória no epitélio olfatório, o tecido do nariz que contém as células nervosas do nariz.

    O processo inflamatório persistiu após a infecção, e o número de neurônios sensoriais olfativos foi reduzido, possivelmente devido ao dano ao tecido delicado sustentado pela inflamação persistente.

    Para Goldstein, os resultados deste estudo também podem ser úteis para futuras pesquisas sobre outros sintomas de Covid-19 de longo prazo que poderia se originar de processos inflamatórios semelhantes. (BN)

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ