• Girl in a jacket
  • Jovem de 18 anos desafia talibãs sozinha no Afeganistão ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem


    "Queria mostrar o poder de uma adolescente afegã e mostrar que mesmo uma pessoa sozinha pode se levantar contra a opressão", explica.

    "Quando minhas outras irmãs (estudantes) virem que uma jovem sozinha se ergueu contra os talibãs, isso vai ajudá-las a fazer o mesmo e a vencê-los", acrescentou.

    - Uma prisão -

    As manifestações de mulheres são cada vez menos frequentes no Afeganistão desde que os talibãs recuperaram o controle do país em agosto de 2021. As participantes são, regularmente, detidas e sujeitas à violência.

    Poucos dias depois da proibição de acesso das mulheres ao ensino universitário, as autoridades também ordenaram que as ONGs parassem de trabalhar com mulheres.

    Os talibãs alegam que ambas as proibições foram decididas porque as mulheres não respeitavam o código de vestimenta islâmico. No Afeganistão, as mulheres são obrigadas a cobrir o rosto e o corpo inteiro.

    Nos últimos 16 meses, os talibãs também proibiram os acesso das adolescentes ao Ensino Médio e de mulheres a boa parte dos cargos públicos. Foram, ainda, proibidas de visitar parques, academias e banhos públicos.

    Para Marwa, que sonha em ser pintora, morar no Afeganistão é como viver em uma prisão.

    "Não quero ser presa. Tenho grandes sonhos que quero realizar. Por isso, decidi protestar", afirma.

    ash-jd/est/ea/oaa/mab/zm/tt

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ