• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Secretarias de Assistência Social, Infraestrutura e Defesa Civil de Barreiras desenvolvem ações de amparo e proteção às famílias atingidas pelas fortes chuvas em Barreiras ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    Durante as fortes chuvas que ocorreram no mês de novembro em Barreiras, a Prefeitura, através das Secretarias de Assistência Social, Infraestrutura, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal desenvolveram uma série de ações no cuidado e proteção às famílias que sofreram algum tipo de dano causado pelas chuvas. O acumulado de chuva no mês chegou a marca dos 469mm, sendo que a previsão inicial era de 170mm.

    A Defesa Civil, da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, até o momento, atendeu 14 ocorrências na sede e na zona rural e vem realizando o levantamento de dados para relatórios de avaliação de risco, bem como, contribuindo nas orientações. “Além da orientação às famílias nas áreas de risco, a Defesa Civil, após a avaliação de vulnerabilidade social das famílias e constatada a necessidade de apoio, nós acionamos as equipes da Assistência Social que realizam as visitas, e a partir delas, os encaminhamentos necessários para atender às famílias”, pontuou o coordenador da Defesa Civil, Thiago Kleber.

    Associada a essas ações, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho, através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), já atendeu mais de 50 famílias. Entre os assistidos, estão moradores dos bairros Santa Luzia, Arboreto, Vila Dulce, Boa Sorte e Morada da Lua. A secretária de Assistência Social e Trabalho, Dicíola Baqueiro, que esteve acompanhando de perto as famílias juntamente com a subsecretária Mauritânia Carvalho, destacou as ações executadas pelas equipes.

    “Desde a primeira incidência de fortes chuvas, a Secretaria de Assistência Social vem dando todo o suporte necessário às famílias que tiveram algum dano causado pela chuva. Todos os CRAS, em suas respectivas áreas de cobertura, estão realizando rondas, com o apoio da Guarda Civil Municipal. Não estamos medindo esforços para atender as demandas que chegam até a secretaria. As famílias continuarão sendo acompanhadas pelas equipes, a fim de identificar necessidades de apoio ou acolhimento”, pontuou a secretária.

    Em uma das frentes de trabalho, as equipes da Secretaria de Infraestrutura, realiza limpeza dos canais, desobstrução de estradas, com recolhimento de lixos, entulhos e manutenção dos espaços públicos, bem como, atendimentos de quedas parciais ou totais de árvores. “A prioridade é a garantia da segurança das pessoas, a desobstrução de vias, prezando sempre pelo cuidado e amparo às famílias”, disse o secretário de Infraestrutura, João Sá Teles.

    Monitoramento

    Em função do grande volume de chuvas, a Defesa Civil de Barreiras intensifica o monitoramento em todas as regiões da cidade com o objetivo de preservar vidas e reduzir danos materiais. O trabalho envolve ainda vistorias de campo, orientações e atendimentos emergenciais. O objetivo é manter ações preventivas e manter um sistema de alerta para atendimento de emergências. (Dircom PMB).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ