• Girl in a jacket
  • Muito provavelmente, nem desconfia que isto é sintoma de doença maligna ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    Lábios muito ressecados podem ser um sintoma de algo grave. O alerta foi feito ao jornal Daily Express por Mark Brown, enfermeiro e co-fundador da Dermavitality, uma marca de produtos de pele orgânicos para doentes oncológicos. 

    "Lábios secos são comuns no inverno ou meses mais secos, e podem mesmo ser causados pela exposição solar, e são normalmente resolvidos bebendo mais água ou usando um batom hidratante", disse. Contudo, "se os lábios continuarem excessivamente secos e gretados, ou começarem a sangrar, isto pode acontecer devido a uma queilite actínica", uma doença potencialmente maligna da boca. 

    Segundo o Instituto Português da Face (IPF), "na maioria das vezes resulta da exposição prolongada ao sol". "Afeta sobretudo o lábio inferior. A sua evolução é lenta, mas as alterações são irreversíveis", pode ler no portal do IPF. O risco de transformação maligna é alto: 25% em 10 anos de doença.

    Como tal, deve estar atento a desidratação dos lábios, fissuras, indefinição do limite entre o lábio e a pele, descamação, lesões brancas na linha úmida dos lábios, crosta ou ulceração. 

    Do Ao Minuto

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ