• Girl in a jacket
  • Operação prende 3 por grilagem de terra e violência contra comunidade de Santa Maria da Vitória ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem


    Uma força-tarefa, deflagrada nesta quinta-feira (23), prendeu três acusados de integrar um grupo acusado de invadir terras em uma comunidade tradicional de Santa Maria da Vitória, na Bacia do Rio Corrente, Oeste baiano. Segundo a operação “Destocado”, o grupo criminoso, formado por fazendeiros e policiais, é apontado como autor de grilagem de terras na região conhecida como “Fecho de Pasto do Destocado”.

    Um policial suspeito também foi afastado das funções e quatro mandados de busca e apreensão por decisão da Vara Criminal de Santa Maria da Vitória, que deferiu os mandados. Ainda segundo a operação, a comunidade atacada é legalmente reconhecida pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e abriga famílias residentes há pelo menos cinco gerações.

    Thank you for watching

    Desde 2016, a localidade sofre intimidações contra a posse tradicional da terra. Após denúncias, o Ministério Público do Estado (MP-BA) passou a apurar a atuação do grupo criminoso. Além de ameaças, aponta a operação, eles também cometem constrangimento ilegal e violência física.

    Entre os atos de violência, um deles chamou a atenção. Na madrugada de 14 de julho de 2022, o grupo, fortemente armado, invadiu e ateou fogo em casas da comunidade, uma das quais ocupada por seis pessoas, entre idosos e crianças.

    Liderada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), a operação conta com o apoio do Centro de Operações Especiais (COE), da Corregedoria da Polícia Civil (Correpol), da Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Delepat da Polícia Federal (PF). (BN)

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ