• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Barreiras: Secretaria de Saúde realiza atendimento para pacientes do Programa Glaucoma ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem


    A Secretaria de Saúde de Barreiras, dentro do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, realizou nesta quarta (26) e segue nesta quinta-feira (27), o acompanhamento aos pacientes cadastrados no Programa Glaucoma no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, bairro Morada Nobre. Na oportunidade, mais de 1.600 pacientes, do município e da macrorregião Oeste, estão passando pela avaliação trimestral.
    Antes da consulta com o oftalmologista especialista em glaucoma, os pacientes passam pela triagem e exames de tonometria que mede a pressão ocular; fundoscopia para observação do fundo de olho; paquimetria ocular que mede a espessura da córnea e a campimetria ocular, que ajuda a identificar e perceber os estímulos da visão periférica. O coordenador da Atenção Básica de Barreiras explica que após todo esse procedimento é realizada a entrega do colírio específico que controla a doença.

    “Nesses dois dias de atendimento no Centro Especializado, 620 pacientes moradores de Barreiras previamente confirmados junto às unidades de saúde e mais 997 de cidades da região Oeste pactuados, participaram de mais esse acolhimento, cujo objetivo é o de justamente acompanhar, individualmente, a evolução do tratamento contra o glaucoma. Organizamos todo o ambiente para atender de maneira humanizada esses pacientes em dois dias, pela manhã e tarde, reforçando essa necessidade de que todos eles devem fazer as avaliações periodicamente”, ressaltou Ari Donizete.

    O Glaucoma é uma doença considerada grave, podendo provocar lesões no nervo óptico e consequentemente a cegueira, quando não tratado adequadamente. Dessa maneira, a Atenção Básica do Município orienta que os pacientes devem se atentar às datas de atendimento e no ato da consulta avaliativa, levar documentos pessoais e o cartão do SUS.


    Fonte:DIRCOM PMB

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ