O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, visitou na manhã desta segunda-feira (07), o Projeto Vida Nova, localizado no bairro Santa Cruz. Na oportunidade, ele foi acompanhado pelas secretárias da Cidadania, Scheilla Bernardes, da Saúde Maria Gabriela Izoton, e da Cultura e Esportes, Vânia Cenci.
O Centro de Recuperação para dependentes químicos oferece tratamento e internação de seis a nove meses, para homens a partir dos 18 anos de idade, com atendimento psicológico, psiquiátrico e espiritual. Coordenado pelo Pastor Alírio e tendo como idealizador e mantenedor o produtor rural Siegfried Epp, o centro atende atualmente 55 pessoas.
“Foi muito bom conhecer o trabalho
desenvolvido pelo Pastor Alírio com esses homens da comunidade que
desejam se reerguer e voltar para suas famílias. Ficamos felizes em
contribuir nesse processo com assistência especializada na área de
saúde, assistência social e bem-estar, além de ampliar esses serviços,”,
disse o prefeito Junior.
Os atendimentos médicos especializados são realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS III), que conta com equipe multiprofissional composta por psicólogos, farmacêutico, médico psiquiatra, enfermeiros, entre outros. Por meio da Secretaria da Cidadania, os internos têm acesso à atualização e regularização do Programa Bolsa Família e podem receber cesta básica, além de serem encaminhados do POP RUA, que acolhe pessoas em situação de rua.
Os internos do Projeto Vida Nova ainda recebem uma vez na semana aulas de funcional com uma professora de Educação Física da Prefeitura, por meio do Programa de Bem com a Vida, iniciativa da Secretaria de Cultura e Esportes. Essa oferta será ampliada para as modalidades de Futsal e Natação.
Fonte:SECOM, prefeitura de LEM