Quanto mais colorido o prato de uma refeição, mais saudável ele é. No Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), uma parceria com a associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) tem possibilitado que pacientes e acompanhantes se alimentem de forma ainda mais saudável, por meio da doação de produtos orgânicos.
Cebolinha, cheiro verde, abóbora, cenoura e mandioca são apenas algumas das hortaliças e verduras que chegam diretamente do campo para o complexo hospitalar. A colheita é realizada por jovens aprendizes do curso de Supervisão Agrícola na fazenda modelo mantida pela AIBA com o apoio de produtores rurais.
“Os alimentos são entregues uma vez por semana. Além de reduzir custos para a unidade, saber que estamos fornecendo alimentos saudáveis e livres de defensivos agrícolas para nossos pacientes e acompanhantes, é garantia da qualidade das nossas refeições”, afirma Evelyn Rafaela Rocha, nutricionista do HO.
“O processo de produção de alimentos é uma atividade que já faz parte da grade curricular do curso. Os jovens aceitaram a proposta de expandir esse conhecimento e participar do projeto social ‘Horta dos Jovens Aprendizes’. Isso mostra que além de estarmos contribuindo para a formação de profissionais mais qualificados no mercado de trabalho, também lidamos com pessoas mais sensíveis e humildes, que olham para o próximo”, afirma o presidente da AIBA, Odacil Ranzi. Ele afirma que são os jovens que fazem todo o processo: “Eles preparam a terra, plantam, colhem e, no final, doam um alimento de altíssima qualidade, produzido por eles, para o Hospital do Oeste e para o Abrigo de Idosos. Me sinto muito honrado em poder participar da formação desses profissionais”, declara Ranzi.
Fonte:Ascom HO