O falecimento do ex-deputado federal Luiz Alberto Silva dos Santos, um legítimo representante do Movimento Negro durante décadas de atuação na Bahia, mereceu destaque na Casa legislativa. Com fundamento no Regime Interno da Assembleia, o deputado Eures Ribeiro (PSD) registrou uma moção de pesar, lamentando o passamento do veterano parlamentar.
Na justificativa do documento, o ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) destacou o histórico de lutas de Luiz Alberto, que exerceu em diversas legislaturas o ofício de deputado federal, no Congresso Nacional. Nascido em Maragogipe, no Recôncavo da Bahia, Luiz Alberto “representa um marco por sua luta política, em especial na militância das causas do povo negro e na defesa dos direitos sindicais, como trabalhador da Petrobras”.


Eures lembra que o ex-secretário de Promoção da Igualdade do Estado em 2003 e 2008, também trabalhou no passado como vigilante (1974-1976) e técnico químico (1976-1994) na Petrobras. Enquanto sindicalista, atuou como secretário-geral do Sindicato dos Petroleiros (BA), de 1990-1991, e diretor do Sindicato Único dos Químicos e Petroleiros (2000-2003).


Na política, ingressou como deputado federal, eleito em 1996. O fundador do MNU foi suplente em diversas legislaturas, assumindo posteriormente consecutivos mandatos até 2015. “O histórico de sua vida corresponde às vitórias e os marcos conquistados em sua trajetória, que precisa e deve ficar registrado nos anais desta Casa Legislativa e de nossa história”, resumiu o deputado Eures Ribeiro.



Publicação em destaque

TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ