Os dez anos de implantação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) estão sendo comemorados com uma série de atividades programadas pela instituição de ensino, em Barreiras.
Nesta quinta-feira (30), o cronograma abriu espaço para homenagear pessoas e instituições que, de alguma forma, contribuíram para que a UFOB fosse implantada na região Oeste e também, se tornasse referência de ensino e inclusão social. O prefeito Zito Barbosa, representado pelo chefe de gabinete, Melchisedec Neves, foi um dos homenageados no evento.
Também homenageada, a primeira reitora da instituição que acompanhou todo o processo de implantação da unidade em Barreiras, professora Iracema Veloso destacou a UFOB como “um dos maiores patrimônios educacionais e culturais da região Oeste” e que nesta data estaria “colhendo muitos frutos da semente plantada em 2023, frutos de um trabalho coletivo”, disse. Já o atual reitor, Jacques Miranda reforçou os laços afetivos construídos ao longo destes dez anos, “a UFOB ainda procura se conhecer, a universidade floresceu como centro educacional de referência, com muitos parceiros e apoio, mas ainda há muito a buscar”, reforçou.
O evento foi prestigiado por representantes de Barreiras e dos outros quatro campi da UFOB de Barra, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória. Reuniu autoridades como o deputado federal João Leão e os estaduais Antônio Henrique Júnior e Eures Ribeiro, o vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso, o ex-prefeito de Barreiras Antônio Henrique de Souza Moreira, o presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues, demais vereadores e o secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Barreiras, Roberto Carvalho.
Sobre a UFOB - A Universidade Federal do Oeste da Bahia foi criada pela Lei Nº 12.825, de 5 de junho de 2013, a partir de um desmembramento do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICADS) da Universidade Federal da Bahia. Possui cinco campi. Em Barreiras, no Campus Reitor Edgar Santos, funcionam 22 cursos de graduação e cinco de pós-graduação. A UFOB é uma instituição pública, gratuita que busca promover a formação do cidadão, a produção e difusão do conhecimento e o desenvolvimento da cultura, das artes, das humanidades e das tecnologias, por meio de atividades de ensino, pesquisa, extensão, ciência e inovação.