• Girl in a jacket
  • Municípios do Oeste da Bahia registram quase 10 mil raios nos primeiros 5 dias do ano ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem


     Quase 10 mil raios foram registrados na região oeste da Bahia apenas nos primeiros cinco dias do ano. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a cidade que mais registrou raios foi Bom Jesus da Lapa, com 4.046.

    ⚡ Além de Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Ibotirama e Barra tiveram uma grande quantidade de descargas elétricas entre 1º e 5 de janeiro. Não há registros de feridos, nem prejuízos. Confira:

    👉 Bom Jesus da Lapa - 4.046 raios;

    👉 Barra - 2.452 raios;

    👉 Barreiras - 2.439 raios;

    👉 Luís Eduardo Magalhães - 728 raios;

    👉 Ibotirama - 305 raios.

    Em toda a região, a previsão do tempo para a semana é de chuva, com possibilidades de raios e trovoadas. As cidades de Ibotirama, Barreiras, Barra e Bom Jesus da Lapa estão, inclusive, com alerta de perigo para chuvas intensas. A expectativa é que chova 50 e 100 mm/dia nesses locais.

    Apesar da chuva e dos raios, o calor continua nesses municípios, com temperaturas que podem passar dos 30ºC.

    Entre 19 e 20 de dezembro do ano passado, a Bahia registrou cerca de 500 mil raios, segundo informações do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE).

    Os raios puderam ver vistos em diversas cidades na Bahia, como Salvador, Alagoinhas e Camaçari.

    Em novembro, o número de descargas elétricas foi ainda maior: foram 1,2 milhão de raios em sete dias. Na ocasião, um idoso de 64 anos foi atingido na varanda da casa em que mora, na cidade de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia.

    No momento em que foi atingido pelo raio, Oliveira, de 63 anos, perdeu as forças e ficou deitado no chão por cerca de 40 minutos, esperando um vizinho que iria de encontro a ele para conversar, como fazem todos os dias.

    Quando este vizinho localizou Gildásio no chão, ele acionou o Corpo de Bombeiros, que prestou os primeiros socorros ao idoso.

    Depois de ser atingido, ele foi levado para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Por causa da gravidade das queimaduras, ele foi transferido para o HGE, que tem o maior setor de cuidados com queimados da Bahia.
    Fonte:G1

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ