• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Três anos após surgimento do Pix, número de cédulas e moedas produzidas segue estável ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    Apesar do surgimento de novos meios de pagamento, como o Pix, o número de cédulas e moedas de real produzidas no país se manteve estável nos últimos dois anos. Segundo dados do Banco Central (BC), em 2023, o país produziu 1 bilhão de cédulas e 1,1 bilhão de moedas.

    Entre os anos de 2021 e 2023 houve um aumento na produção de moedas, com a expansão de 627,8 milhões para 1,1 bilhão. Os números foram revelados pelo Metrópoles nesta segunda-feira (22).

    Segundo o BC, a aquisição de cédulas e moedas visa atender à variação prevista do dinheiro em circulação. Para esse cálculo, consideram-se três fatores: a demanda; a substituição das notas desgastadas pelo uso; e a manutenção de estoques preventivos de segurança.

    A variação nas quantidades adquiridas entre um ano e outro se deve a esses componentes, explica a instituição.

    O BC diz ainda que os novos meios de pagamento impactaram os hábitos de uso dos meios anteriormente existentes, mas ainda será necessário algum tempo para mapear a evolução desse processo e, consequentemente, aferir sua consequência na produção de dinheiro.

    O Pix completou três anos em novembro do ano passado, quando atingiu a marca de R$ 29,7 trilhões movimentados; a média dos últimos meses alcançou o índice de R$ 1,5 trilhão. O sistema instantâneo de pagamentos foi lançado em 2020 e hoje conta com 155,8 milhões de usuários cadastrados, entre os 214,3 milhões de brasileiros. (Bahia Notícias).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ