• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Operação Carga Pesada: Combate ao Excesso de Carga nas Estradas do Oeste Baiano ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     Atividades realizadas em Barreiras (BA) intensificaram a fiscalização para garantir segurança viária durante o transporte de cargas pesadas

    Durante os dias 08 a 12 de abril de 2024, uma operação estratégica foi realizada no oeste baiano com o objetivo de coibir o transporte irregular de cargas pesadas, um dos principais problemas enfrentados nas rodovias que servem como corredores logísticos para o escoamento de produtos no Brasil. A "Operação Carga Pesada" concentrou-se em treinamentos teóricos e atividades práticas para intensificar as fiscalizações de trânsito, visando evitar acidentes e aumentar a segurança viária.

    O excesso de peso em veículos representa uma ameaça significativa não apenas para os próprios veículos, mas também para a infraestrutura das estradas. O desgaste acelerado do pavimento devido a cargas acima do limite autorizado gera a necessidade frequente de reparos, comprometendo a qualidade das vias e aumentando os custos de manutenção. Além disso, o risco de acidentes aumenta consideravelmente devido à dificuldade de controle dos veículos e à possibilidade de falhas mecânicas.

    Outro aspecto importante é o impacto ambiental negativo causado pelo transporte com excesso de carga. O aumento no consumo de combustível devido ao peso adicional contribui para a emissão de poluentes na atmosfera, exacerbando problemas como a poluição do ar e as mudanças climáticas.

    Diante desse cenário, a operação realizada na região de Barreiras (BA), que abrange a BR 242, responsável pelo  transporte de  altos volumes de produtos agrícolas  para os mais diversos polos consumidores, teve como objetivo não apenas aplicar sanções a infratores, mas também conscientizar as empresas de transporte sobre sua responsabilidade social e ambiental. 

    A intensificação das fiscalizações resultou na abordagem de 384 veículos de carga, dos quais 65 foram flagrados trafegando com excesso de peso, somando mais de 500 toneladas de carga que excederam o peso permitido, 60 condutores foram autuados por não respeitarem os limites de tempo de direção impostos pela Lei do Descanso, além de outras diversas irregularidades, como amarração ineficiente de carga, sistemas de sinalização e iluminação precários e problemas mecânicos, como sistema de freios com defeito.  Além da fiscalização do excesso de peso com foco na segurança viária, a Operação contribuiu para o combate à criminalidade com a detenção de 5 pessoas, apreensão de anfetaminas e a recuperação de 01 veículo. 

    A operação, que foi executada de forma integrada com outros órgãos,  demonstra o compromisso em preservar a segurança viária e a integridade das rodovias, além de reforçar a importância da cooperação entre os setores público e privado para enfrentar os desafios logísticos de forma responsável e sustentável. (PRF).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ