• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Abapa fortalece agricultura familiar no oeste da Bahia com projeto de irrigação ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem


     A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) está empenhada em fortalecer a agricultura familiar no Oeste da Bahia através do projeto “Apoio aos Pequenos Agricultores Familiares”. A iniciativa inclui a doação de kits de irrigação e visitas técnicas, o que reduz o risco climático, permite a rotação de culturas, possibilita mais de uma safra ao ano, aumenta a geração de renda e melhora a qualidade dos produtos.

    Em Riachão das Neves, 13 famílias de comunidades como Joaquim Alves, Barreiro do Cedro, Povoado do Geraizinho e Povoado Rio Branco já foram beneficiadas. O secretário Municipal de Agricultura, Geo Borges Vital, destaca que a parceria com a Abapa fortalece a agricultura familiar local e melhora a qualidade de vida dos agricultores.

    “Iniciamos a parceria com a Abapa há dois anos com três kits de irrigação, atualmente temos oito. Com essa doação selecionamos as unidades familiares que têm aptidão e disponibilidade de água para fazer pequenos projetos de irrigação. O agricultor tem o acompanhamento desde a implantação e o resultado foi o aumento da produtividade e das áreas cultivadas, proporcionando também o crescimento da comercialização dos produtos”, disse Borges.

    O agricultor Osvaldino Alves de Souza, da localidade de Joaquim Alves, é um dos beneficiados e relata que o sistema de irrigação melhorou significativamente sua produção de milho e tomate. Na comunidade Barreiro do Cedro, Iolando Brito dos Santos ressalta que o sistema de irrigação foi decisivo para salvar sua plantação de melancia e mandioca, cultivada em uma área de meio hectare.

    “O kit de irrigação foi minha salvação, a chuva esperada não veio e sem o sistema de irrigação iria perder todo o meu plantio. Essa parceria incentiva os agricultores e facilita o trabalho, agora vou plantar duas vezes ao ano, continuar com a melancia e crescer a área”, frisou.

    O Projeto de Apoio aos Pequenos Produtores da Abapa já doou 117 kits de irrigação para agricultores dos municípios de Baianópolis, Barreiras, Correntina, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Muquém de são Francisco, Riachão das Neves, Santana, São Desidério e Wanderley, impulsionando o cultivo de hortaliças e frutas destinadas às feiras e comércios locais.
    Fonte:Assessoria de imprensa Abapa

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ