• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Preço do arroz deve subir após chuvas prejudicarem lavouras no Rio Grande do Sul ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem


     Os temporais que têm atingido o Rio Grande do Sul desde segunda-feira, 29, estão impactando as lavouras do estado, o principal produtor de arroz do Brasil, o que provavelmente resultará em um aumento no preço do cereal.

    De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado responde por 70% de toda a produção de arroz do país e esperava colher 7,48 milhões de toneladas nesta safra. Contudo, os alagamentos das plantações devem reduzir esse número.

    Os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), relatam que as atividades foram prejudicadas devido às plantações inundadas e às estradas interditadas, o que dificulta o transporte do cereal.

    Prevista para encerrar em abril, a safra deste ano foi impactada pelas chuvas. O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) informou que, até esta sexta-feira, 82,8% da colheita havia sido concluída, restando aproximadamente 150 mil hectares a serem colhidos.

    As regiões centrais foram as mais afetadas pelas enchentes e também estão mais atrasadas na colheita, com apenas 62% da área concluída. Desde segunda-feira, 29, o estado tem enfrentado fortes chuvas que resultaram em 39 mortes e afetaram pelo menos 235 municípios. Além disso, há 74 feridos e 74 desaparecidos registrados.

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ