Um dos irmãos do ex-presidente Jair Bolsonaro não reuniu votos suficientes e foi derrotado na disputa pela prefeitura de Registro, litoral de São Paulo, a cerca de 185 km da capital. Renato Antônio Bolsonaro (PL) ficou em segundo lugar, atrás apenas de Samuel Moreira (PSD), que somou 55,73% dos votos.
Essa é a oitava vez que Renato Bolsonaro concorre a um cargo político nos últimos 28 anos. Ele transitou pela Baixada Santista (Praia Grande, Miracatu e Registro), além de se candidatar para as posições de vereador, deputado federal e prefeito.
De acordo com informações da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), a única vitória eleitoral ao longo da carreira de Renato ocorreu em 1996, quando se elegeu vereador de Praia Grande (SP).
Histórico – Renato Bolsonaro possui um longo histórico de candidaturas em São Paulo. Após exercer a vereança em 1996, tentou um cargo na Câmara dos Deputados associado ao Partido Progressista Brasileiro (PPB), mas acabou na suplência.
O mesmo ocorreu em 2000, quando se candidatou à Câmara Municipal de Praia Grande (SP) pelo então Partido da Frente Liberal (PFL), atualmente identificado pela legenda União Brasil.
No ano de 2004 buscou novamente a vaga de vereador em Praia Grande pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), porém não obteve êxito. Ainda segundo o Seade, Bolsonaro concorreu pelo Partido Social Liberal (PSL) nas eleições municipais de 2008 e também não foi eleito.
Em 2012 e 2016, ele competiu pelo cargo de prefeito de Miracatu ligado ao Partido da República (PR), atual PL. Em ambas as ocasiões, Renato somou mais de 20% dos votos, mas não conquistou a vitória.