Na manhã desta terça-feira (29), o prefeito Zito Barbosa, acompanhado do secretário de Saúde Melchisedec Neves; da diretora administrativa e da coordenadora administrativa do CER II, Fernanda Delgado e Geisa Schwambach; do vereador e prefeito eleito de Barreiras Otoniel Teixeira, do procurador adjunto do Município e vice-prefeito eleito, Túlio Viana e do vereador Valdimiro José, promoveu a entrega de mais de 200 equipamentos de mobilidade, como próteses, órteses e cadeiras de rodas e banho, para pacientes de Barreiras e de municípios do Oeste da Bahia no Centro Especializado em Reabilitação (CER) Aníbal Barbosa Filho.
O prefeito Zito Barbosa destacou a importância dos equipamentos na promoção de autonomia e melhoria na qualidade de vida dos pacientes atendidos, enfatizando que a construção do CER II foi um projeto iniciado no primeiro ano de sua gestão, após a constatação de que o antigo centro de reabilitação já não atendia às necessidades da população. “Esse centro foi pensado para garantir a qualidade de vida e a dignidade dos cidadãos de Barreiras e região. Desde o início da nossa gestão, vimos a necessidade de uma estrutura moderna e adequada. Hoje, ela é uma realidade”, afirmou. Ele também comemorou o recente reconhecimento de Barreiras como a segunda melhor cidade da Bahia em qualidade de vida, reforçando que a inauguração do CER II é uma prova do compromisso da administração com a saúde e o bem-estar da população.
O secretário de Saúde, Melchisedec Neves, ressaltou que, com essa entrega, a fila para órteses adaptadas e próteses foi totalmente zerada no município. “Estamos eliminando as filas e trazendo dignidade e saúde para nossa população. Nossa prioridade é a contratação de mais profissionais e o aprimoramento contínuo do atendimento no CER II, que é a maior unidade de reabilitação do Oeste baiano”, declarou Neves, lembrando que, nos dias 23 e 24 de novembro, será realizado um mutirão de cirurgias de catarata em Barreiras.
A diretora administrativa Fernanda Delgado explicou que o CER II representa um grande avanço para a população local, pois antes muitos pacientes precisavam viajar até Salvador – a 900 km de distância – para obter próteses e órteses. “Essa nova estrutura evita o desgaste de múltiplas viagens e oferece os equipamentos próximos de casa, com muito mais conforto e rapidez”, explicou. A equipe multiprofissional do CER II, composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e outros especialistas, também esteve presente para celebrar essa conquista ao lado dos pacientes.
Em uma entrega simbólica, três cadeiras de rodas foram entregues aos pacientes Maria da Glória Luzivânia da Silva e Edivaldo de Jesus. Emocionada, Luzivânia, que recebeu uma cadeira motorizada, comemorou. “Agora terei independência para me locomover pela cidade, encontrar amigos e até fazer um churrasco na beira do rio. Essa família do CER II sempre me acolheu com muito carinho, e essa cadeira é um símbolo de liberdade para mim”.