Após criar filhos e netos, Romilda Silva da Conceição, de 82 anos, decidiu retornar à sala de aula no ano passado e rapidamente começou a colher os frutos de sua dedicação. Moradora de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, ela conquistou uma medalha de menção honrosa na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e avançou para a segunda fase do concurso, realizada no último dia 19.
“Eu estava na sala, a professora me chamou e disse: ‘sabe que a senhora passou?’. Foi uma surpresa eu ter passado, eu tenho até a medalha”, contou dona Romilda, exibindo seu prêmio e sorrindo para a equipe de reportagem da TV Subaé, afiliada da TV Bahia.

Sua trajetória educacional foi marcada por várias interrupções, começando em Santo Estevão, onde cresceu. “Quando chegava a hora de estudar, meu pai nos levava para a roça. À noite, chegava cansada e depois casei”, relembra. A coragem de retomar os estudos veio na terceira idade, quando os filhos já estavam crescidos e ela encontrou mais tempo para se dedicar a si mesma. Atualmente, ela faz parte do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Clóvis Ramos Lima.

Para sua família, Romilda é um motivo de orgulho. Sua filha, Raíne Conceição, recepcionista, destacou: “Quando você vê muitos adolescentes deixando de estudar e se envolvendo na criminalidade, e ela está ali, perseverante, sempre buscando conhecimento, isso é inspirador.” A sede de aprendizado de dona Romilda também a deixou com um “espírito mais jovem”, segundo a filha, tornando-a um exemplo para todos ao seu redor.

Publicação em destaque

TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ