Na última sexta-feira (1º), a cidade de Barreiras recebeu uma visita técnica que destacou a importância do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) em iluminação pública para todo o Estado.
Representantes da Prefeitura de Guanambi, incluindo o secretário municipal de Governo, Henrique Pestalozzi, e o secretário executivo do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão, Anderson Públio, estiveram na Capital do Oeste para conhecer de perto o funcionamento e as inovações do projeto.A concessão de Barreiras é considerada o maior programa de modernização, manutenção e telegestão de iluminação pública no interior do estado. Durante a visita, os representantes de Guanambi foram recebidos pelo engenheiro da Prefeitura de Barreiras, Vitor Barreto, assessor técnico em PPPs e convênios, e pelo procurador geral do município, Vinícius Vivas. Em um primeiro momento, eles participaram de uma reunião detalhada sobre a PPP e, em seguida, visitaram a sede da Concessionária Ilumina Barreiras, onde tiveram contato com a estrutura física da empresa, composta por setores administrativos, estoque de materiais, bancada de testes e o Centro de Controle Operacional (CCO).
A Ilumina Barreiras conta com 27 funcionários e 12 equipes, que atuam na manutenção e modernização da iluminação pública, utilizando cinco caminhões equipados. De acordo com o engenheiro Vitor Barreto, a visita foi motivada por uma indicação da Caixa Econômica, que apontou o projeto de Barreiras como um exemplo bem-sucedido de PPP. “Eles ficaram impressionados com o andamento do projeto e manifestaram interesse em utilizá-lo como referência para um modelo similar em Guanambi”, explicou Barreto.
O objetivo da visita foi explorar o modelo de consórcio e o funcionamento do CCO de Barreiras, que incorpora tecnologias de inteligência e georreferenciamento gráfico, possibilitando o monitoramento em tempo real dos pontos de iluminação da cidade. “Essa experiência permitiu observar de perto a qualidade do trabalho realizado em Barreiras e nos encheu de expectativas para a implementação de uma tecnologia semelhante em Guanambi”, destacou o secretário Henrique Pestalozzi.