A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho e a Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, segue com a execução do Projeto de Melhorias Habitacionais. Nesta quinta-feira (7), a secretária Gabriela Nogueira e a assistente social, Edlene Amorim, visitaram o andamento das obras no bairro Cascalheira que irão beneficiar 64 famílias, que estavam em situação de vulnerabilidade social e estão recebendo uma moradia novinha, melhorando a qualidade de vida e resgatando a dignidade social.
No bairro Cascalheira já foram entregues 8 casas novas, 51 casas reformadas e 5 banheiros construídos. Os serviços contemplam ações vinculadas à promoção de melhorias habitacionais relacionadas às questões de habitabilidade, como o padrão mínimo da edificação, qualidade de iluminação e ventilação, qualidade, e ainda, eliminar aspectos insalubres e de insegurança. Assim, nessas edificações e reformas das residências, contemplam instalações hidráulica, elétrica, piso e revestimentos de banheiros, conjunto de louças sanitárias, lavanderias, reboco, pinturas, reforma de telhado, colocação de portas e janelas.
O Projeto de Melhorias Habitacionais que teve sua funcionalidade resgatada pela Prefeitura de Barreiras em 2023, conta com a parceria da Caixa Econômica Federal, e vem dando continuidade em vários bairros da cidade. O Cascalheira, também foi contemplado com os serviços de macrodrenagem e reestruturação, teve os imóveis 100% regularizados em junho deste ano, por meio do Projeto Morar Legal, o Núcleo de Regularização de Imóveis (NRI), também implantou o número do endereçamento postal nas residências, possibilitando a localização adequada.
Para a Assistente Social, Edlene Amorim, “a moradia digna é um direito básico e esses programas sociais representam uma solução vital para muitas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. As políticas habitacionais são instrumentos de transformação social, urbana, e de combate às desigualdades sociais, e aqui em Barreiras, além da construção de novos lares, muitas casas estão recebendo reformas pontuais”, destaca.
A secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, explica que este convênio foi firmado em 2009 ficando vários anos inativo, e desde 2023 alguns bairros como o Santa Luzia têm recebido essa ação.
“No bairro Santa Luzia, 14 casas já foram concluídas e no Cascalheira mais 8 já foram entregues. Seguimos concluindo a construção e reforma de casas no bairro Cascalheira, assim que ficam prontas fazemos a entrega como forma de agilizar a proteção e a segurança habitacional dessas famílias. Todos esses moradores estão recebendo as casas já regularizadas através do Projeto Morar Legal da Prefeitura. Toda essa atenção é resultado de um trabalho realizado que oferece além de segurança, mais qualidade de vida e dignidade”, disse Gabriela Nogueira.