O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta sexta-feira (6) um recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a decisão que rejeitou o pedido de impedimento do ministro Alexandre de Moraes na investigação sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022. O julgamento começa às 11h e ocorrerá em sessão virtual, sem debate entre os ministros, com prazo até 13 de dezembro para os votos serem depositados no sistema eletrônico.
auto skip
A defesa de Bolsonaro solicita que Moraes seja afastado da relatoria do caso, argumentando que o ministro seria uma vítima potencial do suposto plano golpista, mencionando, entre outros pontos, investigações da Polícia Federal que indicam que Moraes foi monitorado por membros da trama. A apuração revelou ainda que havia um plano para prender o ministro.
Em fevereiro, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, havia negado o pedido de impedimento, argumentando que não havia provas suficientes para justificar a medida. No entanto, a defesa de Bolsonaro apresentou um novo pedido na segunda-feira (2), após a divulgação de indícios de um plano para matar autoridades, incluindo Moraes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).