A Bahia alcançou, em 2024, o menor índice de assaltos a ônibus nos últimos 12 anos, com 665 ocorrências registradas. O número representa uma redução de 39,2% em relação a 2023, quando foram contabilizados 1.094 casos.
O tenente-coronel Reginaldo Silva, comandante do Batalhão Gêmeos, unidade especializada da Polícia Militar, destacou o impacto da integração com a Polícia Civil nas operações. “Esses números mostram que a integração entre as polícias traz resultados, buscando cada vez mais um ambiente mais seguro para os usuários e profissionais”, afirmou.
Estratégias de combate e fiscalização
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) reforçou, ao longo do ano, as ações contra os crimes em coletivos. Foram realizadas reuniões com rodoviários e representantes das forças de segurança para identificar os pontos mais vulneráveis e traçar estratégias de enfrentamento.
Ao todo, mais de 38 mil pessoas foram abordadas e cerca de 16 mil pontos de ônibus fiscalizados em 2024. As ações resultaram na prisão de 300 criminosos e na apreensão de armas de fogo, simulacros e drogas.
A redução significativa é vista como reflexo do fortalecimento das operações conjuntas e da troca de informações entre as forças policiais, além da presença intensificada em áreas de maior risco.