• Girl in a jacket
  •  


    O Banco Central (BC) informou, nesta segunda-feira (17), o primeiro vazamento de dados no Pix em 2025. No total, informações cadastrais de 25.349 chaves Pix foram expostas. A seguir, veja como verificar se seus dados foram afetados.

    O vazamento envolveu clientes da fintech QI Sociedade de Crédito Direto S.A. e ocorreu entre 23 de fevereiro e 6 de março, devido a “falhas pontuais nos sistemas da instituição”, conforme explicou o BC.


    Em resposta ao Metrópoles, a QI SCD afirmou que o problema foi uma “falha pontual”, já “corrigida imediatamente”. A fintech ressaltou que apenas dados cadastrais foram expostos, sem envolver informações sigilosas.


    O Banco Central esclareceu que os clientes afetados serão notificados exclusivamente pelo aplicativo ou internet banking da instituição financeira. “Nem o BC nem as instituições participantes entrarão em contato com os usuários afetados por outros meios, como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, reforçou a autoridade monetária em nota.


    Informações expostas no vazamento:

    Nome do usuário;

    CPF (com máscara);

    Instituição de relacionamento;

    Agência, número e tipo da conta.

    No entanto, dados sigilosos, como senhas, movimentações financeiras, saldos em conta ou outras informações protegidas pelo sigilo bancário, não foram comprometidos.


    Por se tratar de dados cadastrais, o vazamento não permite a realização de transações financeiras, acesso às contas ou obtenção de outras informações bancárias.


    Nota da QI SCD na íntegra:

    “Em compromisso com a transparência, informamos que alguns dados foram expostos devido a uma falha pontual, que foi corrigida imediatamente. As informações comprometidas se limitaram a dados cadastrais e não envolvem informações sigilosas. Além disso, o vazamento não permite a realização de pagamentos ou transferências, nem o acesso a contas ou outras informações financeiras.


    A segurança da informação é nossa prioridade. Reafirmamos nosso compromisso com a melhoria contínua para atender aos mais altos padrões de segurança e conformidade regulatória.


    Por fim, permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos.”

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ