
Rumores sobre uma nova traição de Neymar Jr. surgiram nas redes sociais durante o fim de semana, com a modelo e acompanhante Any Awuada alegando ter tido relações sexuais com o jogador em uma festa íntima em Araçoiaba da Serra, São Paulo. Em uma interação no Instagram, Any revelou que utilizou uma “tática” para evitar uma possível gravidez, explicando que fez xixi logo após o ato sexual. Segundo ela, isso impediria a gestação.
No entanto, essa afirmação é um mito. A ginecologista Rebeca Filgueiras esclarece que urinar após a relação sexual não tem efeito nenhum na prevenção da gravidez. “Fazer xixi após a relação sexual não diminui a chance de engravidar. Isso é totalmente falso”, afirma a especialista. Ela explica que, embora urinar após o sexo possa ajudar a prevenir infecções urinárias e algumas infecções sexualmente transmissíveis, não tem nenhum impacto sobre a concepção.
O processo da gravidez ocorre quando os espermatozoides chegam às trompas de falópio e fertilizam um óvulo. O xixi, por outro lado, segue outro caminho no corpo, saindo da bexiga pela uretra e não tem relação com a reprodução.
Além disso, outras crenças populares sobre prevenção de gravidez, como tomar banho após o sexo ou ficar agachada, também não têm fundamento científico. A eficácia do coito interrompido, que é outra técnica muito usada, também é questionável, pois o líquido pré-ejaculatório pode conter espermatozoides viáveis e resultar em uma gestação.
Portanto, é importante estar informado e consultar profissionais da saúde sobre métodos contraceptivos eficazes.