
Uma nova terapia revolucionária está ajudando pessoas cegas de um olho a recuperar a visão utilizando células-tronco do olho saudável. O procedimento foi testado em 15 pacientes e apresentou resultados positivos em 14 deles após 18 meses de acompanhamento, segundo um estudo publicado no Nature Communications.
O tratamento é indicado para pessoas que não podem receber transplantes de córnea convencionais. Chamado de “transplante de células epiteliais limbares autólogas cultivadas”, o procedimento consiste na extração de células-tronco do olho saudável, que são cultivadas em laboratório e depois transplantadas cirurgicamente para o olho afetado.
Pacientes com danos mais graves na córnea responderam ao tratamento mais lentamente do que aqueles com lesões menos intensas. Por enquanto, a técnica só pode ser aplicada em pessoas que tenham um olho saudável, mas os pesquisadores trabalham para viabilizar o uso de células-tronco de doadores de órgãos, o que permitiria tratar casos de cegueira bilateral.