
O Papa Francisco, de 88 anos, teve uma noite tranquila e segue “mantendo seu repouso”, conforme comunicado divulgado pelo Vaticano neste domingo (2/3).
No boletim anterior, divulgado no sábado (1º/3), a saúde do pontífice, que está internado há 16 dias, foi considerada estável. O Papa não apresentou febre nem novas crises respiratórias, após o susto da sexta-feira (28/2), quando teve um “agravamento repentino” e enfrentou uma nova crise respiratória.
De acordo com a equipe médica do Hospital Gemelli, o Papa alternou no sábado entre ventilação mecânica não invasiva e oxigenação de alto fluxo, recebendo oxigênio concentrado pelas vias respiratórias, sem a necessidade de intubação. O boletim também destacou que Francisco segue se alimentando normalmente, fazendo fisioterapia e estava acordado e alerta. No final da tarde, ele recebeu a Eucaristia e rezou.
Na sexta-feira (28/2), o Vaticano havia informado que Francisco sofreu um ataque isolado de broncoespasmo, o que provocou vômitos e uma piora no quadro respiratório. Como resposta, o Papa foi submetido a uma broncoaspiração e começou a ventilação mecânica não invasiva, com boa resposta nas trocas gasosas.
Devido à situação, a audiência do Jubileu, marcada para sábado (1º/3), foi cancelada. Na última semana, o Papa já havia enfrentado crises respiratórias durante a internação, precisando de oxigênio extra. Vários fiéis mexicanos se reuniram em frente ao Hospital Gemelli, em Roma, para mostrar apoio ao pontífice.
O Papa Francisco está internado no Hospital Policlínico Gemelli desde o dia 14 de fevereiro.