O principal fator da valorização da commodity está ligado a dificuldades na produção cafeicultora do Vietnã, o segundo maior produtor do mundo, atrás do Brasil
Em meio a alta dos preços do café, o roubo de cargas transportadas por caminhões está aumentando nos Estados Unidos, diz a agência de notícias Reuters. Segundo a Associação Nacional do Café dos EUA, houve dezenas de roubos no último ano, algo que “raramente acontecia no passado”.
O principal fator da valorização da commodity está ligado a dificuldades na produção cafeicultora do Vietnã, o segundo maior produtor do mundo, atrás do Brasil.
De acordo com o relato, os roubos têm sido feitos por gangues organizadas que se disfarçam de empresas de transporte. Todd Costley, coordenador de vendas de logística da Hartley Transportation, empresas falsas estão no mercado tentando obter pequenos contratos de importadores oferecendo preços melhores ou disponibilidade imediata de caminhões.
Alguns participantes do mercado acreditam que as quadrilhas tentam vender os grãos para torrefadoras menores, que estão sofrendo com os preços altíssimos. Alguns importadores começaram a anexar dispositivos de rastreamento às sacas de café, em um esforço para proteger suas remessas.
O roubo de cargas de café já foi registrado diversas vezes no Brasil. Em janeiro deste ano, a Polícia Civil prendeu esta semana um casal de empresários suspeito de sumir com sacas de café de dezenas de produtores de Altinópolis (SP), no interior de São Paulo, e de causar um prejuízo que pode chegar a R$ 63 milhões. (O Globo e Reuters).