
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta segunda-feira (16) que o governo federal pretende propor, ainda neste mês, o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina de 27% para 30%.
A proposta será apresentada na próxima reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
“Vamos levar no CNPE este mês a proposta para aumentar a participação do etanol de 27% para 30%. Nós vamos praticamente deixar de ser importador de combustível, de gasolina especificamente”, declarou o ministro durante o seminário Gás Para Empregar, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Segundo Silveira, a medida visa reduzir o preço da gasolina ao consumidor final, estimular a produção nacional de biocombustíveis e diminuir a dependência do país em relação a combustíveis fósseis. O aumento é permitido pela nova legislação sancionada dentro do programa Combustível do Futuro, que autoriza a adição de até 35% de etanol anidro à gasolina.
O CNPE é presidido pelo Ministério de Minas e Energia e conta com 18 membros, incluindo representantes de 16 ministérios e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A decisão do colegiado será fundamental para a viabilização da proposta.