
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta quarta-feira (4) que sua relação com prefeitos não está condicionada a alianças eleitorais para 2026. Segundo ele, o foco do governo é a execução de obras e ações, independentemente do alinhamento político dos gestores municipais.
“Vou continuar assim, não vou receber qualquer questão que não seja trabalhar pela Bahia dia e noite, chamando os prefeitos, independente de partidos. Se em 2026 essas pessoas toparem, na confiança, me apoiar, vai. Se não, eu não tô carregando prefeito pra dizer que já estou pedindo voto”, afirmou.
O governador citou como exemplo a visita que fez a Barreiras, no oeste do estado, ao lado do prefeito Otoniel Teixeira (União Brasil), que não o apoiou na eleição de 2022. “Não sei se em 2026 ele vai me acompanhar. Até agora, ele não se pronunciou, e nem eu farei”, disse.
Jerônimo ressaltou que sua prioridade é entregar obras e investimentos, como aeroporto, abastecimento de água e saneamento básico. “É isso que eu quero”, declarou.
O petista também afirmou que mantém uma relação institucional e sem interferências eleitorais tanto pessoalmente quanto por meio da Secretaria de Relações Institucionais (Serin). “Pode perguntar a qualquer prefeito como é que está a relação, tanto da Serin quanto a minha, de negociação. Não tá tendo isso [pressão por apoio]”, disse.
Carolina Papa