• Girl in a jacket

  •  O Brasil saiu oficialmente do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), conforme anúncio feito nesta segunda-feira (28), durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU (UNFSS+4), em Adis Abeba, na Etiópia.

    O resultado é baseado na média trienal de 2022 a 2024, período em que o país reduziu a taxa de subnutrição para menos de 2,5% da população, limiar estipulado pela FAO para a retirada da lista.


    O feito representa uma reversão significativa do cenário observado em 2022, quando o Brasil enfrentava um momento crítico em relação à fome. A meta do governo federal era alcançar esse resultado até o final de 2026, mas a saída ocorreu em apenas dois anos de gestão.

    “Sair do Mapa da Fome era o objetivo primeiro do presidente Lula ao iniciar o seu mandato em janeiro de 2023”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias. “Mostramos que, com o Plano Brasil Sem Fome, muito trabalho duro e políticas públicas robustas, foi possível alcançar esse objetivo em apenas dois anos.”

    A redução da fome no país é atribuída a políticas voltadas para o combate à pobreza, incentivo à agricultura familiar, ampliação da alimentação escolar e fortalecimento de programas de transferência de renda e inclusão produtiva. O Plano Brasil Sem Fome foi a principal estratégia adotada.

    Segundo o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 (SOFI 2025), o país retirou cerca de 24 milhões de pessoas da insegurança alimentar grave até o final de 2023, com base nos dados da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), aplicados pelo IBGE.

    Esta é a segunda vez que o Brasil sai do Mapa da Fome sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A primeira foi em 2014, após mais de uma década de políticas sociais contínuas. No entanto, o país retornou à lista no triênio 2018/2019/2020, com o desmonte de programas de combate à fome.

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ