• Girl in a jacket

  •  Já está disponível a lista dos contemplados nos programas CNH da Gente e CNH na Escola, promovidos pelo Governo do Estado da Bahia. A consulta pode ser feita no portal oficial do governo, por meio do endereço ba.gov.br/comunicacao/cnhdagente/resultado.

    Os beneficiários também estão sendo notificados por mensagens no WhatsApp, conforme informado durante a inscrição.

    Nesta primeira edição, foram ofertadas 12 mil vagas pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). A distribuição contempla diferentes públicos:

    2 mil vagas para estudantes do ensino médio da rede pública estadual;

    5 mil para jovens maiores de 18 anos inscritos no programa Bolsa Presença;

    1 mil para atendidos pelo programa Bahia pela Paz;

    50 vagas destinadas a famílias vítimas da explosão da fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus;

    3.950 para cidadãos cadastrados no CadÚnico.

    De acordo com o governo, os critérios técnicos para a seleção foram apresentados ao Ministério Público da Bahia (MPBA), ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à Auditoria Geral do Estado (AGE), com base nos editais publicados. A medida busca garantir transparência e responsabilidade na execução das políticas públicas.

    Um dado destacado pelas equipes envolvidas é que cerca de 70% dos selecionados são do sexo feminino, evidenciando a inclusão social proposta pelo programa.

    O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou que a iniciativa da Bahia antecipa uma política pública nacional recém-transformada em lei: “Estamos oportunizando geração de renda, dignidade e mais segurança no trânsito. A Bahia segue alinhada às diretrizes do Governo Federal”, disse. Ele também anunciou que o governo já estuda ampliar a oferta de vagas.


    O programa é resultado da atuação conjunta entre o Detran-BA, a Secretaria da Educação (SEC), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).


    Segundo Rodrigo Pimentel, diretor geral do Detran-BA, o objetivo é formar condutores preparados e conscientes. “Trata-se de uma formação gratuita e democrática, que também busca educar para o trânsito e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou.


    Próxima etapa

    Os selecionados deverão iniciar o processo de habilitação nas categorias A ou B a partir de 31 de julho. O atendimento acontecerá até 29 de agosto nos postos do Detran-BA ou SAC mais próximos das residências dos candidatos. É necessário apresentar documento de identificação com foto (original e cópia, se for digital), CPF e comprovante de residência recente.


    No caso dos estudantes beneficiados pelo programa CNH na Escola, o procedimento será orientado pela própria escola. As aulas teóricas acontecerão nas unidades escolares e a coordenação será responsável por repassar as informações complementares no mesmo período.

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ