
Direta (PED), que será realizado entre 9h e 17h, em 381 municípios baianos.
Durante a votação, serão renovadas as direções municipais, estadual e nacional da sigla. Segundo a organização do partido, a expectativa é de que o PED 2025 consolide o PT Bahia como um dos maiores do país, com 480 candidaturas municipais e 63 zonais em disputa.
Disputa estadual
Cinco candidatos concorrem à presidência do Diretório Estadual, cargo atualmente ocupado por Éden Valadares. Estão na disputa:
Gabriel Cavalcante
Jonas Paulo
Paulo Riela
Rodrigo Pereira
Tássio Brito
O atual presidente do PT Bahia destacou o engajamento das bases partidárias em todo o estado. “Estamos fazendo deste PED o maior, mais participativo e mais democrático da história do Partido dos Trabalhadores em nosso estado”, afirmou Éden Valadares.
Segundo ele, o objetivo é que a eleição interna fortaleça a legenda para os próximos desafios: “Esperamos sair desse PED com uma agenda unificada para os desafios eleitorais de 2026”, disse, em referência às disputas para a presidência da República, governo do estado e composição das bancadas estadual e federal.
Apuração e balanço
A divulgação oficial do resultado final acontecerá na terça-feira (8), após a contagem total dos votos. Já na segunda-feira (7), o presidente Éden Valadares e o secretário de Organização do PT Bahia concederão uma coletiva de imprensa às 16h, na sede do partido, localizada na Rua Ilhéus, 143, Rio Vermelho, em Salvador, para apresentar um balanço parcial do pleito.