
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (25) o bloqueio das contas bancárias, cartões e chaves PIX do senador Marcos do Val (Podemos-ES). A medida ocorre um dia após o parlamentar deixar o Brasil rumo aos Estados Unidos.
Segundo a CNN, a decisão foi motivada pelo uso de um passaporte diplomático para driblar restrições judiciais impostas anteriormente. Em agosto do ano passado, a Polícia Federal realizou uma operação em um endereço ligado ao senador, em Vitória (ES), com o objetivo de apreender seus passaportes, incluindo o diplomático. À época, o documento não foi localizado.
Em nota, Marcos do Val reconheceu que utilizou o passaporte diplomático, argumentando que o item, emitido pelo Ministério das Relações Exteriores, segue válido até julho de 2027 e que seu visto oficial de entrada nos Estados Unidos foi renovado recentemente, com validade até 2035.
A suspensão do passaporte foi determinada pela Corte após o surgimento de indícios de que o senador integraria um grupo suspeito de tentar intimidar agentes da Polícia Federal.