• Girl in a jacket
  •  


    Durante conversa com jornalistas nesta terça-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou pela primeira vez sobre a imposição da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Ignorando o superávit comercial norte-americano na relação bilateral, Trump justificou a medida com um argumento centrado em sua autoridade e capacidade de decisão.

    “Estamos fazendo isso porque eu sou capaz de fazer. Ninguém mais seria. Temos tarifas em vigor porque queremos tarifas e queremos que o dinheiro entre nos Estados Unidos”, afirmou o republicano.


    Segundo Trump, as tarifas têm dois efeitos principais: gerar arrecadação e incentivar a realocação da produção industrial para o território americano.

    “Porém, mais importante do que o dinheiro, há dois aspectos nas tarifas. Há o dinheiro que entra. O outro aspecto é que, em vez de pagar a tarifa, o país ou a empresa construirá nos Estados Unidos, fabricará seu produto nos Estados Unidos, e isso gera empregos. Eu diria que, dos dois, provavelmente o mais importante é o último”, declarou.

    A fala do presidente americano ocorre em meio à crescente tensão comercial com o Brasil, após a entrada em vigor da nova alíquota sobre produtos brasileiros, que motivou reação do governo Lula. A medida foi criticada por autoridades brasileiras e classificada por parte da população como injustificável, conforme apontou a mais recente pesquisa do instituto AtlasIntel.

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ