• Girl in a jacket
  • Barreiras sediou nesta quinta-feira (18) o II Evento Presencial do Programa Escola em Tempo Integral, promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). O encontro aconteceu no auditório do Hotel Solar, reunindo representantes de secretarias municipais de educação de 96 municípios baianos, com a presença de cerca de 300 participantes.

    A iniciativa integra o Curso de Formação Continuada de Secretários e Equipes Técnicas da Região Nordeste, que tem carga horária de 120 horas e prevê etapas presenciais. O objetivo é fortalecer a gestão educacional e ampliar as ações voltadas à melhoria da qualidade da educação pública. Na abertura oficial do evento o público presente pôde conferir a apresentação cultural do grupo de dança da Escola Municipal Luzia Gonçalves, que funciona em tempo integral em Barreiras.

    Na mesa solene de abertura, participaram a professora Silvia Maria Leite de Almeida, representando a coordenação geral do Programa Escola em Tempo Integral (UFBA); o secretário de Educação de Barreiras, Jeferson Barbosa; diretora do Núcleo Territorial de Educação 11, Izolda Maia; secretária de Educação de Cotegipe, Solange Mariani, representando a Undime/BA; e representando a UNCME/BA, Cleonice Santos, presidente do Conselho Municipal de Educação de Barreiras.

    Durante a abertura, a professora Silvia destacou a importância da etapa presencial para a consolidação do curso. “Temos aqui 96 municípios e quase 300 pessoas presentes. Isso é muito importante, pois essa é uma etapa necessária para computar a carga horária do curso, que é de 120 horas. A meta é que todos os municípios brasileiros tenham escolas de tempo integral, cumprindo a meta 6 do Plano Nacional de Educação, que prevê ao menos 25% dos estudantes da educação básica matriculados nesse modelo. Hoje já estamos em 23% e o Ministério da Educação está confiante de que, até o final de 2026, atingiremos esse objetivo. A perspectiva é que a escola integral seja a regra, e não a exceção”, afirmou.

    Ao longo do dia, a programação contou com palestras e mesas temáticas, como a mesa-redonda “Educação Integral em Tempo Integral: currículo como projeto formativo crítico, contextualizado e humanizador”, a apresentação sobre “Execução financeira dos recursos do Programa Escola em Tempo Integral”, além de depoimentos de estudantes e a socialização de experiências de municípios que já desenvolvem o programa.

    O secretário municipal de Educação, Jeferson Barbosa, ressaltou a relevância de Barreiras sediar o encontro e apresentou os avanços do município. “A UFBA descentralizou os encontros regionais e Barreiras recebe com alegria essa representação de diversos municípios do Oeste da Bahia, com a presença também da Secretaria da Educação do Estado. Aqui debatemos temas importantes como o financiamento da escola em tempo integral. Hoje já atendemos 13 escolas, sendo quatro parciais e as demais totalmente integrais, somando cerca de 2.334 alunos. Temos três escolas em ampliação e em breve, a prefeitura lançará mais uma legislação para ampliar sete unidades, garantindo a expansão de vagas a partir do próximo ano”, disse.

    O evento contou com a presença da professora Edleuza Matutino, diretora pedagógica Aldeci Queiroz, e demais profissionais da Secretaria Municipal de Educação.

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ