• Girl in a jacket

  •  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta quinta-feira (9), que pretende disputar a reeleição em 2026, desde que esteja com boa saúde. A afirmação foi feita durante entrevista a uma rádio de Salvador, pouco antes da inauguração da Fábrica da BYD na Bahia.

    “Eu sou um homem de 80 anos de idade. Eu me preocupo com a minha saúde, eu me cuido. Eu tento me preservar, porque quem me ama de verdade, além da Janja, sou eu. Então, se eu não cuidar de mim, ninguém vai ter o carinho que eu tenho que ter por mim”, disse Lula.

    Segundo o presidente, além da questão física, sua candidatura também dependerá das articulações políticas dentro do Partido dos Trabalhadores e com os aliados. “É uma questão que não depende só de mim, depende do partido e de outras pessoas que estão comigo”, afirmou.

    Lula destacou que, caso concorra, será para vencer, e fez críticas aos adversários políticos. “Agora, se eu tiver do jeito que eu tô, eu serei candidato à presidente da República para ganhar as eleições. Pois, eu tenho certeza de que os nossos possíveis adversários devem estar muito preocupados, porque sabem que vai ser difícil derrotar um candidato que nem eu”, completou.

    Se confirmada, esta será a sétima disputa presidencial de Lula, que já venceu três eleições e ocupa o cargo pela terceira vez.

    Pesquisa Quaest
    De acordo com levantamento da Quaest, 52% dos brasileiros afirmaram não querer que Lula se candidate à reeleição. O mesmo estudo aponta que 76% da população também rejeita o retorno de Jair Bolsonaro (PL), que segue inelegível, mas ainda é o principal nome da direita.

    Entre os possíveis adversários de Lula em 2026 estão Tarcísio de Freitas (Republicanos), Eduardo Leite (PSD) e Eduardo Bolsonaro (PL). Ronaldo Caiado (União Brasil) e Romeu Zema (Novo) já anunciaram pré-candidaturas.

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ