
O deputado estadual @diegocastroba (PL) apresentou um projeto de lei que proíbe o uso da linguagem neutra em documentos, comunicações, materiais didáticos e demais manifestações oficiais do poder público da Bahia. Segundo ele, a proposta busca “preservar a integridade normativa da língua portuguesa e garantir clareza e acessibilidade nos atos públicos”.
“O emprego da chamada ‘linguagem de gênero neutro’ implica alterações estruturais na morfologia e sintaxe da língua portuguesa sem respaldo técnico-linguístico reconhecido pelos órgãos competentes, criando potenciais dificuldades de compreensão textual, especialmente para crianças em processo de alfabetização e pessoas com deficiência visual”, defendeu Diego, em seu texto.
Um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Bahia, o deputado Diego Castro afirmou ainda que a intenção da matéria é “delimitar o uso oficial da linguagem na esfera pública”.
Em outubro, vale lembrar, Diego Castro também apresentou outro projeto que gerou polêmica, propondo incluir o estudo da Bíblia como conteúdo obrigatório nas escolas da rede estadual, sob uma abordagem histórica, literária, filosófica e cultural. ASCOM
.jpg)