• Girl in a jacket

  •  A passagem de um tornado na tarde desta sexta-feira (7) provocou destruição no interior do Paraná, deixando ao menos cinco mortos e mais de 430 feridos, segundo a Defesa Civil estadual. As mortes foram registradas em Rio Bonito do Iguaçu (4) e Guarapuava (1).

    De acordo com as autoridades, o fenômeno causou destelhamentos, queda de postes e colapso estrutural de diversos imóveis. Imagens da região mostram casas completamente destruídas e ruas tomadas por destroços. Cerca de 80% de Rio Bonito do Iguaçu, cidade com cerca de 14 mil habitantes e localizada a 400 km de Curitiba, foi afetada.

    Durante a madrugada, o Corpo de Bombeiros corrigiu o balanço inicial de vítimas, que havia apontado cinco mortes em Rio Bonito do Iguaçu, após constatar duplicidade de registro entre o município e Laranjeiras do Sul. Na manhã deste sábado (8), uma nova morte foi confirmada em Guarapuava, elevando novamente o total para cinco.

    A tempestade que originou o tornado foi provocada por uma supercélula, conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). O impacto foi tão forte que mais de 3 mil imóveis ficaram sem energia elétrica, e o abastecimento de água também foi comprometido.

    Equipes de resgate de várias regiões do estado, incluindo de Curitiba, foram enviadas para apoiar as buscas. Um hospital de campanha foi montado em Rio Bonito do Iguaçu para atender as vítimas.

    O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, relatou que o cenário encontrado é de grande devastação.

    “Nossas equipes disseram que encontraram um cenário de guerra. Temos bombeiros de várias regiões do Paraná atuando na busca e resgate de pessoas. Nossa prioridade é o salvamento neste momento”, afirmou.

    Ambulâncias e aeronaves também foram deslocadas para a região, segundo o secretário de Segurança Pública do estado, Hudson Teixeira, para agilizar o socorro e transporte dos feridos.

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ