• Girl in a jacket

  •  Os contribuintes baianos têm até o dia 10 de fevereiro para aproveitar o desconto de 15% no pagamento antecipado do IPVA 2026, um dos maiores do país. O abatimento é concedido para quem optar pela quitação integral do imposto em cota única. A tabela completa e as condições estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA).

    Para facilitar o processo, o Governo da Bahia permite o pagamento à vista por Pix, em qualquer banco. O licenciamento integrado — que reúne IPVA, taxa de licenciamento e possíveis multas — pode ser feito totalmente online pela plataforma ba.gov.br. Basta acessar com login e senha, escolher o serviço “Pagar Licenciamento Cota Única”, informar o Renavam e emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que já vem com código de barras e QR Code.

    Esta é a terceira vez que o pagamento digital é adotado pela Sefaz-BA, em parceria com o Detran-BA e a Secretaria da Administração. O acesso também pode ser realizado com a conta gov.br.

    Quem preferir pode quitar o imposto presencialmente ou pelos canais eletrônicos do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, utilizando apenas o número do Renavam.

    Outras opções

    Os motoristas que não conseguirem pagar até 10 de fevereiro ainda terão direito a 8% de desconto, desde que façam o pagamento integral até a data de vencimento da primeira parcela, conforme o calendário oficial.

    Também é possível parcelar o imposto em até cinco vezes, de acordo com o número final da placa do veículo. Nesse caso, a taxa de licenciamento e eventuais multas devem ser pagas até o vencimento da cota única ou da quinta parcela.

    O parcelamento só é permitido para débitos a partir de R$ 120. Valores de anos anteriores só poderão ser divididos se forem quitados junto com o IPVA atual.

    Importância da arrecadação

    Segundo o diretor de Arrecadação da Sefaz-BA, Augusto Guenem, os descontos e as condições facilitadas fazem parte da estratégia do governo para estimular a regularização dos contribuintes.

    Atualmente, a Bahia possui cerca de 2,7 milhões de veículos tributáveis. O IPVA é a segunda maior fonte de arrecadação estadual, e metade do valor coletado é destinada ao município onde o veículo está emplacado.

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ