• Girl in a jacket


  •  A Rede Municipal de Ensino de Barreiras realizou, nesta terça-feira (3), mais uma etapa do Projeto Geral de Formação Continuada, voltada aos coordenadores pedagógicos dos anos iniciais e finais. O encontro aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), reunindo 80 profissionais.



    A formação abordou temas estratégicos para o fortalecimento do processo de ensino-apendizagem, entre eles a recomposição das aprendizagens, a análise de diagnósticos e definição de intervenções pedagógicas, a elaboração de sequências didáticas com intencionalidade e o movimento formativo como suporte direto à prática em sala de aula.

    O objetivo central foi o de qualificar a leitura dos níveis de aprendizagem dos estudantes e mapear habilidades essenciais, de modo a fundamentar ações consistentes de recomposição. A proposta é garantir que as intervenções pedagógicas estejam alinhadas aos dados diagnósticos e resultem em avanços concretos no desempenho escolar.

    Participaram da condução das atividades os técnicos da SEDUC responsáveis pelas formações dos dois segmentos, além do secretário municipal de Educação, Jeferson Barbosa; da professora Edleuza Matutino; de Romênia Barbosa, coordenadora do setor de formação; e de Aldeci Queiroz, diretora pedagógica.

    Durante o encontro, o secretário destacou que a formação continuada é um eixo estruturante da política educacional do município. “Estamos investindo na qualificação técnica dos nossos coordenadores porque entendemos que o planejamento pedagógico precisa estar fundamentado em dados concretos e em estratégias bem definidas. A recomposição das aprendizagens exige acompanhamento sistemático, análise criteriosa e intervenções direcionadas. Nosso compromisso é assegurar que cada escola tenha suporte formativo para garantir avanços reais no processo de ensino”, afirmou.

    Dircom/PMB

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ