• Girl in a jacket
  • Câmara aprova moção de repúdio a governador Rui Costa por publicar aviso de licitação para recuperação da BA – 160 e não contemplar trecho de áreas quilombolas ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    A moção de repúdio, apresentada pelo vereador Romeu Thessing (PCdoB) ao Governo da Bahia “sobre o descaso e desrespeito com a população das comunidades quilombolas e assentamentos sobre o estado de conservação da BA – 160 que liga Bom Jesus da Lapa a Malhada, por conta do aviso de licitação para recuperação da estrada, que não contemplou o trecho mais crítico da via, entre os dois municípios citados. Em função disso, o debate sobre a BA -160, voltou a ser o principal tema debatido na sessão da Câmara na manhã desta quinta-feira (5). As críticas dos vereadores foram das mais diversas, especialmente dos vereadores do partido do governo. o PT. Além de se dirigir ao governador Rui Costa (PT), a moção será encaminhada também aos deputados estaduais e federais, além de senadores baianos.

    Justificando o pedido, Romeu pediu a permissão aos colegas vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT), Nerivaldo e Davi, afirmando que ele faz parte da população petista. E que mesmo estando no PC do B, sempre estive nos palcos políticos dos governadores do PT. E que mesmo as populações que residem no entorno da BA – 160 [quilombolas e assentamentos] sendo tão fieis para votar em um partido. O governo vem agindo com descaso, causando muita “tristeza”.

    Romeu frisou que é uma vergonha a forma que o governo do estado tem tratado as populações quilombolas e assentamentos que precisam da BA – 160, que só tem valor na época das eleições. E que não é de hoje que os vereadores tem cobrado, de forma “legítima”, uma solução por parte do estado, mais sem sucesso. E que mesmo o vereador Davi, que é do PT, “clamando”, não é escutado pelo seu partido. Diante do descaso com a estrada, já que a precariedade da via já tirou a vida de duas pessoas, e mesmo com várias denúncias nada foi feito. “Fiquei triste […] quando um governador do estado lança um edital, e contempla para recuperação da malha rodoviária da BA – 160 que interliga Bom Jesus da Lapa e Ibotirama, 136 quilômetros. E deixa novamente de fora a BA – 160 que liga as comunidades quilombolas e assentamentos”, disse.

    O parlamentar disse que a população precisa agir,  que ele estar consultando dois advogados, para tomar uma posição, e deverá entrar com uma ação civil pública, após consultar os presidentes das associações, contra o governo do estado da Bahia, já que mais uma vez a população foi deixado de lado, e quando começar as chuvas sofrerão ainda mais com a via.

    [..] nós todos sabemos como que se encontra a situação dessa estrada. Fica aqui a minha insatisfação mais uma vez. Posso estar na maior felicidade que eu estiver, quando falar na BA – 160 eu já começo a ficar nervoso, da vontade de abandonar tudo, joga pra cima, e cuidar da minha roça por exemplo, e cuidar da minha família. Porque? Eu nem sei como se dá a palavra, o descaso que esse governador está fazendo com essa população, tanto a população de assentamento como os quilombolas. Porque quando eu vi esse edital dizendo que só vai fazer de Bom Jesus da Lapa a Ibotirama, aquilo foi mais uma vergonha, um tapa na cara daquelas pessoas,que há tantos anos confiando no PT, e hoje, o lugar mais ruim, o lugar mais crítico […] já se foram várias vidas. Inclusive não só da professora, dois funcionários da rádio Bom Jesus, e sim o pai desse menino que trabalha comigo, Leandro. O pai dele, Uilson, perdeu a vida nessa estrada, lutando para chegar inter aqui na cidade no pronto socorro. E vamos dizer, várias mulheres que deram a luz nessa estrada. Várias pessoas morreram nessa estrada. E hoje a gente vê chegar praticamente um cala a boca para aquela sociedade”, lamentou o vereador Davi (PT).

    Ele lembrou que já foram apresentados vários requerimentos na Casa, e organizado mobilizações, e o governador garantiu que iria se comprometer, mais não cumpriu o que prometeu. Onde na última vez, disse que faria a recuperação de 65 km da estrada com cascalho, fez a licitação, e no final a empresa só fez 16 km. “Como funciona uma coisa dessas? E agora torna a pisar em cima do povo, massacrar aquele povo de uma forma tão cruel, que eu nunca vi[…] a pessoa fazer tão bem para a pessoa[governador Rui costa], e a pessoa fazer o que está fazendo com aquele povo dos assentamentos e das áreas quilombolas”, disse.

    Davi pediu maior envolvimento do prefeito de Bom Jesus da Lapa e dos municípios da região com a causa, e que a população vai esperar Rui Costa vim no município, e vai estar preparada para dá um recado, igual foi no aeroporto. “Não foi por acaso que dei aquele discurso aquele dia. Falando do governador da forma que eu falei, é porque estou sentindo”. Quero chamar também a atenção do meu partido do município, e tanto do gestor, precisamos que ele também nos ajude, se junte com outros gestores de Malhada, de Monte Alto, do Iuiu para poder correr atrás essa estrada para nos ajudar. Porque esse povo vota todos em nossos candidatos, e as vezes eu não vejo uma manifestação do gestor, em prol que essa estrada sai. Eu vejo também o descaso dos gestores municipais dessa região, porque eu não vejo empenho deles. Mais a luta continua”, finalizou.

    O vereador Nerivaldo, também do PT, disse que é uma grande decepção, já que mesmo os moradores que moram no interior de Bom Jesus da Lapa, que utilizam a BA -160, sempre apoiando os governos do PT, que sempre prometeu recuperar a via, mas nunca cumpriu. Ele disse que quando estive com um dos deputados do partido, o mesmo afirmou que o governo não iria recuperar o trecho no município, ele viu que era uma grande “covardia e ingratidão” e motivo de repúdio, com a forma que o Estado da Bahia estava fazendo com as populações que utilizam a estrada. “É uma coisa vergonhosa! É o meu partido, tá na liderança, tá na responsabilidade, que de forma nenhuma eu posso aceitar e defender uma posição dessas. Então, é muito lamentável que o governo do meu partido, partido que estar ali, que eu sempre acreditei, acredito e vou sempre acreditar. Mais o governo Rui em si é uma coisa vergonhosa, quando se posiciona aquele trecho ali as comunidades quilombolas”, criticou.

    “Eu sempre falei para Davi, que aquele povo, o povo fiel ao PT. O povo, que sempre abre as urnas, não tem um voto contra o PT. Em 16 anos de governo, onde passa a população petista, continua do mesmo jeito. Então não merece o crédito um governador desse para Bom Jesus da Lapa. O governador que tem 90% da votação da da lapa, faz o edital para pavimentar Paratinga para Ibotirama, e deixa maior parte de Bom Jesus da Lapa fora, onde teve 90% da votação, não merece apoio um governador desse”, disse o Vereador Leonel Cardoso(PCdoB).

    Ele afirmou que a revolta dele contra o governador não é de agora, já que ele esteve no aeroporto na chegada do governador junto com o povo, e o mesmo prometeu para a população que iria recuperar a via, e não fez nada. “Só faz enganar o povo, por isso não adianta a gente tirar o chapéu para Rui Costa […] onde o povo mais ajudou, ele faz uma misera dessa. Moço a gente quer ação, a gente não quer ação”, disse.

    Já o vereador de oposição, Jair Gomes (PSDB) lembrou que já foi feitas várias solicitações na Casa envolvendo a BA – 160 dos vereadores Davi e dos vereador Romeu, e o que se observa é a falta de compromisso que o governador Rui Costa não está tendo com as populações quilombolas, que usam o trecho entre Bom Jesus da Lapa e Malhada.

    Ele afirmou que na época que o governo veio em Bom Jesus da Lapa, e prometeu o cascalhamento da via, foi só uma “cala boca”, e mesmo assim não cumpriu o que prometeu, já que era 65 km e só fez 16 km. “E agora ele me surpreende, ele anuncia mais uma licitação de Bom Jesus da Lapa a Ibotirama. Eu ainda não estou acreditando, porque se a gente voltar lá na véspera da eleição, também fez essa promessa”, disse.

    A BA 160 começa em Ibotirama e termina em Malhada, é a principal estrada que liga Bom Jesus da Lapa a dezenove comunidades, a maioria delas quilombola, onde está localizada uma das primeiras comunidades quilombolas reconhecidas no Brasil, Rio das Rãs.

    A respectiva estrada foi inaugurada em 1990 e na época a intenção era escoar a produção do projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa, inclusive, a estrada era um importante elo para o Norte de Minas Gerais. Foi esquecida, sendo considerada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) por diversas vezes como uma das piores estradas do Brasil. Mesmo assim, até o momento, o assim o governo estadual, quem tem a responsabilidade pela via não mobilizou nenhuma ação para recuperar este importante trecho que dá acesso a essas comunidades.
    Fonte: bom jesus da lapa noticias

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ