LEM
Com problemas de saúde por conta de obesidade, baiana cria vaquinha para fazer bariátrica - Blog Barreiras Noticias | Região Oeste - Bahia

Com problemas de saúde por conta de obesidade, baiana cria vaquinha para fazer bariátrica


Ter uma vida comum é algo que está longe da realidade da baiana Elza Cardoso, de 41 anos. Com 136 kg e 1,59 m de altura, ela enfrenta dificuldades para andar, trabalhar e realizar outras atividades do cotidiano, além de problemas de saúde, como diabetes e hipertensão.

As dificuldades começaram há cerca de 5 anos, quando a dona de casa desenvolveu obesidade. Elza conta que começou a engordar descontroladamente, mesmo tentando emagrecer. Na época, ela tinha 88 kg, 48 kg a menos que atualmente.

"Sempre fui gordinha, mas não era tanto. De uns 4, 5 anos para cá eu comecei a engordar até chegar a esse peso. Eu faço dieta e tudo, mas não dá resultado", conta.

A baiana conta que era vendedora autônoma e mostrava produtos de porta em porta, mas, com o sobrepeso, não conseguiu mais trabalhar.

"Minhas pernas são muito inchadas, tenho dificuldade para andar, sinto muita dor no joelho. Eu não ando sozinha. Para ir ao médico, peço ajuda a colegas que têm carro", lamenta.

Elza Cardoso é da cidade de Entre Rios, a cerca de 128 km de Salvador. Ela mora sozinha, em uma casa ao lado da residência da mãe, já idosa, e recebe auxílio de amigos e familiares, incluindo o filho de 25 anos e a nora, para manter o imóvel.

Para combater a obesidade, a baiana pede ajuda para fazer uma cirurgia bariátrica. Ela conta que já buscou o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas não conseguiu, e não tem como pagar na rede particular.

Por isso, a baiana criou uma vaquinha online no dia 29 de agosto e pretende fazer um bingo para arrecadar dinheiro.

"A ideia surgiu com o bingo, só que aí as pessoas que estão ajudando a organizar me disseram que só o bingo não daria. Por isso, tiveram essa ideia da vaquinha", explica.

Na vaquinha, o objetivo é arrecadar R$ 5 mil. Contudo, até a segunda-feira (2), nenhuma doação havia sido feita.

Em um vídeo gravado por Elza Cardoso, ela apela. "Tenho sérios problemas de saúde e fui ao médico e ele me disse que eu só saro se fizer a cirurgia. Agradeço a todos vocês que puderem me ajudar", disse.
Por Alan Oliveira, G1 BA



Com problemas de saúde por conta de obesidade, baiana cria vaquinha para fazer bariátrica Com problemas de saúde por conta de obesidade, baiana cria vaquinha para fazer bariátrica Reviewed by CM on 04:00 Rating: 5

Sem comentários

Postagem em destaque

AMISTOSO DE FUTEBOL: RIACHÃO DO PINTOR X BRAÌILIA ESPORTE CLUBE