• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Com problemas de saúde por conta de obesidade, baiana cria vaquinha para fazer bariátrica ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    Ter uma vida comum é algo que está longe da realidade da baiana Elza Cardoso, de 41 anos. Com 136 kg e 1,59 m de altura, ela enfrenta dificuldades para andar, trabalhar e realizar outras atividades do cotidiano, além de problemas de saúde, como diabetes e hipertensão.

    As dificuldades começaram há cerca de 5 anos, quando a dona de casa desenvolveu obesidade. Elza conta que começou a engordar descontroladamente, mesmo tentando emagrecer. Na época, ela tinha 88 kg, 48 kg a menos que atualmente.

    "Sempre fui gordinha, mas não era tanto. De uns 4, 5 anos para cá eu comecei a engordar até chegar a esse peso. Eu faço dieta e tudo, mas não dá resultado", conta.

    A baiana conta que era vendedora autônoma e mostrava produtos de porta em porta, mas, com o sobrepeso, não conseguiu mais trabalhar.

    "Minhas pernas são muito inchadas, tenho dificuldade para andar, sinto muita dor no joelho. Eu não ando sozinha. Para ir ao médico, peço ajuda a colegas que têm carro", lamenta.

    Elza Cardoso é da cidade de Entre Rios, a cerca de 128 km de Salvador. Ela mora sozinha, em uma casa ao lado da residência da mãe, já idosa, e recebe auxílio de amigos e familiares, incluindo o filho de 25 anos e a nora, para manter o imóvel.

    Para combater a obesidade, a baiana pede ajuda para fazer uma cirurgia bariátrica. Ela conta que já buscou o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas não conseguiu, e não tem como pagar na rede particular.

    Por isso, a baiana criou uma vaquinha online no dia 29 de agosto e pretende fazer um bingo para arrecadar dinheiro.

    "A ideia surgiu com o bingo, só que aí as pessoas que estão ajudando a organizar me disseram que só o bingo não daria. Por isso, tiveram essa ideia da vaquinha", explica.

    Na vaquinha, o objetivo é arrecadar R$ 5 mil. Contudo, até a segunda-feira (2), nenhuma doação havia sido feita.

    Em um vídeo gravado por Elza Cardoso, ela apela. "Tenho sérios problemas de saúde e fui ao médico e ele me disse que eu só saro se fizer a cirurgia. Agradeço a todos vocês que puderem me ajudar", disse.
    Por Alan Oliveira, G1 BA



    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ