• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • COOPERAÇÃO TECNICA ENTRE SEDUR E CONSID BUSCAM SOLUÇÃO PARA OS LIXÕES DO OESTE DA BAHIA ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    Uma luz para a solução do problemas dos lixões aqui do Oeste da Bahia. Ontem, 24, o Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia - CONSID assinou com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDUR um termo de parceria técnica para a elaboração do Plano Regional de Resíduos Sólidos. Este é o primeiro passo para se buscar a solução definitiva para a eliminação dos lixões na nossa região.  

    O lixões há muito se tornaram um problema seríssimo para as administrações municipais. O crescente acumulo de lixo nesses depósitos a céu aberto trazem sérios danos à saúde publica, contaminam o solo e o lençol freático e degradam o meio ambiente como um todo. A implantação de aterros sanitários individuais já se mostrou inviável economicamente para os municípios, cada vez fica mais clara que a solução para este problema tem que ser compartilhada. Qualquer que seja a solução  encontrada precisa ser de modo consorciado para que haja viabilidade financeira para sua manutenção.
    Atendendo a uma prioridade do governador Rui Costa, o secretário da SEDUR, Sérgio Brito junto ao seu corpo técnico buscou a construção de termos de parceria com consórcios municipais para a realização de estudos que apontem os caminhos a serem seguidos pelos municípios. Estes trabalhos são capitaneados pelo superintendente de gestão territorial da SEDUR, Armindo Gonzales.

    Ontem, além do CONSID, representado pelo seu presidente e prefeito de Formosa do Rio Preto, Termosires Neto,  outros dois consórcios também assinaram o protocolo de intenções com a SEDUR: PORTAL DO SERTÃO e CDS Irecê. A cerimônia contou com a presença dos prefeitos de Barra, Deonisio Ferreira; Muquém do São Francisco, Márcio Mariano; Riachão das Neves, Miguel Crisostomo; Baianópolis, Jandira Xavier; Cristópolis, Gilson Bezerra; Santana; Marcão Cardoso; Buritirama, Dedê; Correntina, Maguila Santa Rita de Cássia, representada pelo vice Ranulpho Barbosa; Angical, pelo vice Toinho; Cotegipe, pelo vice prefeito Tino; Catolândia pelo secretário de administração, Zé Pequeno e Mansidão, pelo secretário de meio ambiente, Marcelo Santos e a secretária executiva do CONSID, Erika Seixas.

    “É importante lembrar que os munícipios do Oeste já possuem multas ambientais, pela existência dos lixões , que somadas já ultrapassam o montante de 25 milhões de reais. A assinatura desse termo de intenções é uma clara demonstração que os atuais gestores municipais da nossa região querem resolver definitivamente e de forma assertiva esse grave problema ambiental.” falou Termosires Netos, presidente do CONSID.” ASCOM

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ