• Girl in a jacket
  • Festa do Divino encerra programação dos festejos religiosos em São Desidério ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    Uma das manifestações religiosas e culturais mais antigas do município de São Desidério, os festejos do Divino Espírito Santo foram encerrados na manhã de sexta-feira, 20 de setembro, com uma missa solene celebrada na Igreja Matriz, que contou com participação de centenas de devotos, da sede, zona rural e visitantes de outros municípios e estados. 
    O cortejo que partiu da casa do Imperador João Celestino até a Igreja Matriz foi acompanhado de muita música, foguetes, animação e marcado por algumas paradas para apresentações. Na igreja, a celebração foi presidida pelo padre Manoel Aparecido e o pároco da cidade Paulo Sérgio Câmara.
     








    “A Festa de Pentecostes é o nascimento da igreja que vai crescendo e transformando cada vez mais. O Espírito Santo nos fala de unidade e não de divisão. Que o Espírito Santo nos fortaleça com bênçãos e graças e que possa nos unir em torno de Maria e de Jesus”, afirmou o celebrante padre Manoel Aparecido.
    Ao final da missa foi realizado o sorteio do novo Imperador e da corte, pessoas responsáveis por organizar a festa do próximo ano. Valdiney Pereira de Menezes Júnior foi sorteado para Imperador de 2020. Após a transmissão da coroa todos se dirigiram para o Clube Esportivo Social de São Desidério (CESSD), onde foi servido o tradicional almoço comunitário com muita música e animação
     
    “Foi uma grande honra estar à frente da organização da Festa do Divino. Esse é o festejo mais tradicional do nosso município. Foi um ano de caminhada e luta, mas graças a Deus a festa foi maravilhosa. O sentimento da minha família é de gratidão. Agradeço a todos os colaboradores pelo apoio, disposição e oração”, agradeceu o Imperador da Festa de 2019, João Celestino.
     
    História e tradição – A Festa do Divino tem início no mês de maio, quando a família do Imperador, juntamente com os foliões levam a bandeira, um dos símbolos da tradição, por todas as localidades do município, sendo o último local a sede, com intenção de arrecadar donativos para a festa. O festejo é coordenado pelo Imperador e sua corte formada por: Alferes da Bandeira (quem conduz a bandeira), Caudatários (responsáveis pelo isolamento da corte durante o circuito da casa até a Igreja), Procurador da Bandeira (encarregado por buscar interessados e adicionar seus nomes para participarem do sorteio da corte do Imperador do ano seguinte) e Capitão do Mastro (aquele que organizará juntamente com a comissão a Pegada dos Mastros, nos quais serão erguidas as bandeiras da Padroeira e do Divino, no primeiro sábado de setembro). A festa culmina com a missa e o farto banquete que é servido aos devotos e fiéis, uma característica marcante da tradição, que foi trazida de Portugal.
    Texto e fotos: Ascom SD

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ