O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informou que vai fazer plantões para a biometrização a partir deste final de semana. Quase 1,3 milhão de eleitores ainda precisam ser biometrizados na Bahia.
De acordo com o TRE, os plantões na maioria das cidades vão durar até o mês de dezembro. Outras, no entanto, manterão o atendimento extraordinário após o recesso.
O prazo para a última fase do cadastramento biométrico termina em fevereiro de 2020 para 242 municípios. Quem não passar pelo processo dentro do período vai ter o título cancelado.
Para ser atendido, o eleitor deve apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado e o título eleitoral (caso possua). Para homens com idade entre 18 e 45 anos que, além de fazer a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, é necessário levar também um documento que comprove a quitação junto à Justiça Militar.
As cidades que não estão no ritmo esperado pelo TRE-BA tiveram o período maior para conseguir cadastrar todos os eleitores. A lista das cidades está disponível no site do órgão.
Parte desse atendimento é agendada via telefone ou em postos avançados, como cartórios. Além disso, o TRE-BA está solicitando que os governos municipais disponibilizem veículos para levar os eleitores da zona rural para fazer a biometria nos cartórios.
O atendimento extraordinário atinge parte das zonas inseridas na última fase da revisão biométrica no estado e pretende alavancar o recadastramento dos eleitores convocados. Nessas cidades, o prazo para realização do procedimento é fevereiro de 2020.
Confira aqui as cidades que receberão atendimento neste fim de semana:
- CONDE
- JAGUARIPE
- NILO PEÇANHA
- ITUBERÁ
- MUCURI
- SÃO MIGUEL DAS MATAS
- VÁRZEA NOVA
- CAFARNAUM
- MACAÚBAS
- SOBRADINHO
- BARRA
- PALMEIRAS
- LENÇÓIS
- IRAQUARA
- IBIASSUCÊ
- RIO DO ANTONIO
- OLIVEIRA DOS BREJINHOS
- VÁRZEA DO POÇO
- ITATIM
- LAJE
- ANDARAÍ
- CORAÇÃO DE MARIA
- CONCEIÇÃO DO COITÉ
- CAMACÃ
- MASCOTE
- PAU BRASIL
- IBICUÍ
- RODELAS
- JUSSARA
- UIBAÍ
- BOTUPORÃ
- TANQUE NOVO
- ITAMARAJU
- IBOTIRAMA
- BELO CAMPO
- TREMEDAL
- CAPIM GROSSO
- CONCEIÇÃO DO JACUÍPE
- MILAGRES
- PRESIDENTE TANCREDO NEVES
- TEOLÂNDIA
- WENCESLAU GUIMARÃES
- JOÃO DOURADO
- LUÍS EDUARDO MAGALHÃES
Impedimentos
Confira alguns impedimentos para quem tiver o título cancelado:
- Obter passaporte ou carteira de identidade;
- Receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;
- Participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias;
- Obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;
- Inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado;
- Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
- Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;
- Obter certidão de quitação eleitoral, conforme disciplina a Resolução-TSE nº 21.823/2004;
- Obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
no G1 Bahia.