• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • HO realiza primeira captação de órgãos de 2020 ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    Executada pela equipe médica da Central de Transplantes da Bahia e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HO, a intervenção durou cerca de três horas


    O Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) na cidade de Barreiras, realizou sua primeira captação de órgãos de 2020 nesta quarta-feira, primeiro dia do ano novo. Executada pela equipe médica da Central de Transplantes da Bahia e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HO, a intervenção durou cerca de três horas.

    A doação foi possível graças ao gesto de solidariedade da família de Adair Borges Pinto, de 20 anos. Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Oeste, há um mês, ele teve o agravamento do quadro, que evoluiu para a morte cerebral. A doação do coração, fígado e dos rins do paciente poderá beneficiar outras pessoas que estão na fila de espera por transplante de órgãos.

    “Ano passado realizamos uma captação na unidade e, este ano, esperamos contribuir para que esse número aumente. Nosso maior entrave continua sendo a aceitação familiar, mas sabemos que, quanto mais o assunto for esclarecido, mais pessoas alcançarão a dimensão dos benefícios da doação de órgãos”, destacou Marina Barbizan, coordenadora de enfermagem do hospital.

    De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, em 2018 o Brasil possuía 33.454 pacientes cadastrados em lista de espera para transplante de órgãos. Desse total, 1.688 estão na Bahia. No mesmo ano, o estado realizou 767 transplantes.


    Barreiras Notícias  /  Ascom HO

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ